O uso do computador como ferramenta educacional tem se
mostrado útil e proveitoso no processo de ensino-aprendizagem. Contudo, é
importante frisar que o software educativo não deve ser tomado como algo que
independe da orientação de professores e/ou tutores, dentro de um contexto
educacional propício e inovador.
Segundo Valente, estudioso na área da informática
educativa, os softwares educativos podem ser classificados de acordo com a
maneira que o conhecimento é manipulado. A modalidade pode ser caracterizada
como uma versão computadorizada dos métodos tradicionais de ensino. Sendo as
categorias mais comuns desta modalidade os tutoriais, exercício e prática jogos
e simulação.
Tutoriais: Não há grandes mudanças na maneira de se
aprender algum assunto em sala com estes programas, pois as instruções são dadas
de maneira clara e os erros cometidos pelo usuário são detectados e
apresentados na tela. Este pode não ser considerado o mais inovador dos
softwares porque se baseia na projeção de um texto e uma pergunta, geralmente
de múltipla escolha, a ser respondida.
Exercício e prática: São grandes aliados para o reforço
de assuntos abordados dentro da sala de aula através de exercícios de repetição
e memorização. Apresentam-se como se fossem jogos, o que permite a maior
interação do usuário com a máquina e apontam os erros assim que eles são
cometidos.
Jogos educacionais: Geralmente não necessitam de uma
instrução detalhada do que está sendo proposto na atividade, o que permite que
o aluno sinta-se construtor efetivo do seu próprio conhecimento. São compostos
por desafios a serem realizados, e a partir da conclusão destes, passa para a
próxima fase e aumenta o nível de dificuldade.
Simulação: É caracterizado pelos gráficos envolventes e
pela aproximação que cria do usuário com situações difíceis de acontecer na
vida real, como o crescimento rápido de plantas. Podem ser parceiros de
trabalhos em grupos, por necessitarem de tomadas de decisões e intervenções
diretas vindas do usuário para alcançar determinado nível do programa, formando
uma visão de que o programa não está sendo apenas utilizado como mais um
instrutor e prestador de informações, mais uma ferramenta de aprendizado.
REFERENCIA
BIBLIOGRÁFICA:
Software
Educacional. Disponível em: < sis.posugf.com.br/AreaProfessor/Materiais/Arquivos_1/23733.pdf
> acesso em: 14/06/2016.
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