segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O CONSTRUCIONISMO

O termo construcionismo foi utilizado pioneiramente por autores como Seymour Papert e Kenneth Gergen, para se referirem ao que fazem em educação e psicologia, o termo passou a designar principalmente a posição teórica, concebida por K. Gergen, de crítica à psicologia "moderna". O autor se tornou a referência teórica central do movimento que desembocou na criação do “construcionismo social”, cujo inicio ocorre no ambiente acadêmico norte-americano da década de 70, ao que parece como reação ao behaviorismo dominante na área. Dessa reação inicial, Kenneth Gergen elabora uma posição teórica não apenas reativa aos pressupostos da psicologia estabelecida, mas aos pressupostos de toda ciências moderna, traçando os fundamentos de uma abordagem em psicologia social definida pelo próprio autor como “pós moderna” e que chamou de “construcionismo”.
O construcionismo é uma teoria que tem como base o construtivismo e, portanto vê os alunos como construtores de suas estruturas intelectuais. No entanto, o construcionismo inclui a necessidade de construção de um artefato externo.
O termo construcionismo segundo Papert é a construção do conhecimento mediante a interação do aluno e o computador. O computador passa a ser uma máquina a ser ensinada e o aluno ainda pode refletir sobre os seus erros, o professor participa do processo de aprendizagem fazendo intervenções.
REFERÊNCIAS:
ARENDT. Ronald João Jacques; Construtivismo ou construcionismo? Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v8n1/17230.pdf > - acesso em: 10/06/2016 às 21h27min.
FILHO. Alípio de Sousa; Por uma teoria construcionista crítica. Disponível em: <https://docente.ifrn.edu.br/isabeldantas/gestao-desportiva-e-lazer/artigos/por-uma-teoria-construcionista-critica> acesso em: 14/06/2016 às 11h07min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário