As novas tecnologias estão cada vez mais presentes em todos os âmbitos da sociedade, e a escola por sua vez não pode ficar alheia a essas mudanças, pois como é retratado no vídeo, de nada adianta o educador aceitar esses aparelhos tecnológicos e não saber lidar com os mesmos, e continuar nos métodos de ensino tradicional.
Não tem sentido dizer que há a
inserção da tecnologia na escola se não forem utilizadas de maneira a melhorar
o desempenho do aluno, e não deixar de lado os métodos tradicionais, a
decoreba.
O educador necessita de um olhar
atento aos acontecimentos na sociedade e no mundo em geral, estando apto a agir
em variadas situações e circunstancias e pronto para receber e aplicar o
novo/diferente. A ferramenta tecnológica trás para o contexto escolar um leque
de conhecimentos, assim como também oferece oportunidades iguais para
educadores e alunos, mas enquanto o educador não esquecer o método tradicional,
jamais existirá o que se designa escola nova.
De acordo com Moran (2007, p. 91) uma
vez implantadas as tecnologias na escola , as mesmas precisam passar por um
processo de apropriação pedagógica; A primeira deve ser: utilizar a tecnologia
para melhorar aquilo que já existe. A segunda etapa é utilizar a tecnologia
para fazer algumas mudanças, e a terceira, só então realizar mudanças
inovadoras.
Muitos educadores tem receio em
aceitar as novas tecnologias, pois acreditam que podem ser substituídos por
elas, porém é necessário que o educador esteja sempre ali, agindo como mediador
do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Referencias:
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e
como chegar lá. campinas: Papirus, 2007.
RINALDES, Marcília. O uso da tecnologia como ferramenta no processo ensino-aprendizagem. Disponível
em: https://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/30114/o-uso-da-tecnologia-como-ferramenta-no-processo-ensino-aprendizagem
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