segunda-feira, 21 de novembro de 2016

TECNOLOGIA OU METODOLOGIA?



As novas tecnologias estão cada vez mais presentes em todos os âmbitos da sociedade, e a escola por sua vez não pode ficar alheia a essas mudanças, pois como é retratado no vídeo, de nada adianta o educador aceitar esses  aparelhos tecnológicos e não saber lidar com os mesmos, e continuar nos métodos de ensino tradicional.
Não tem sentido dizer que há a inserção da tecnologia na escola se não forem utilizadas de maneira a melhorar o desempenho do aluno, e não deixar de lado os métodos tradicionais, a decoreba.
O educador necessita de um olhar atento aos acontecimentos na sociedade e no mundo em geral, estando apto a agir em variadas situações e circunstancias e pronto para receber e aplicar o novo/diferente. A ferramenta tecnológica trás para o contexto escolar um leque de conhecimentos, assim como também oferece oportunidades iguais para educadores e alunos, mas enquanto o educador não esquecer o método tradicional, jamais existirá o que se designa escola nova.
De acordo com Moran (2007, p. 91) uma vez implantadas as tecnologias na escola , as mesmas precisam passar por um processo de apropriação pedagógica; A primeira deve ser: utilizar a tecnologia para melhorar aquilo que já existe. A segunda etapa é utilizar a tecnologia para fazer algumas mudanças, e a terceira, só então realizar mudanças inovadoras.
Muitos educadores tem receio em aceitar as novas tecnologias, pois acreditam que podem ser substituídos por elas, porém é necessário que o educador esteja sempre ali, agindo como mediador do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Referencias:
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. campinas: Papirus, 2007.
 RINALDES, Marcília. O uso da tecnologia como ferramenta no processo ensino-aprendizagem. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/30114/o-uso-da-tecnologia-como-ferramenta-no-processo-ensino-aprendizagem

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