segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Redes Sociais e Comunidades de Aprendizagem virtual


O progressivo desenvolvimento das tecnologias e da internet como ferramenta interativa deram vida ao que se conhece hoje como redes sociais virtuais. Muito se tem escrito sobre o surgimento, crescimento e desenvolvimento das redes sociais virtuais, mas pouco se fala quanto à sua utilidade na construção do conhecimento ou aprendizagem dos indivíduos no processo educacional.         Atualmente, a percepção que se tem sobre as redes sociais é um tanto negativa, já que são apontadas, apenas como meios de distração, onde os estudantes estariam perdendo horas do seu dia, que poderiam estar sendo aproveitadas para estudar e aprender, navegando em páginas virtuais que não trazem nenhum valor à construção do conhecimento, diante disso, o professor tem fundamental importância no auxilio e apresentação das redes e comunidades como um meio de aprendizagem e interação entre os alunos em sala de aula e fora dela também; já que internet está presente no dia a dia dos estudantes de modo muito constante e seu uso serve como apoio às tarefas, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. De acordo com Valente (1999, p. 41):


[...] A implantação de novas idéias depende, fundamentalmente, das ações do professor e dos alunos. Porém essas ações, para serem efetivas, devem ser acompanhadas de uma maior autonomia para tomar decisões, alterar o currículo, desenvolver propostas de trabalho em equipe e usar novas tecnologias de informação [...].

Esta articulação é decisiva para o bom êxito do ensino-aprendizagem. Apesar de a internet ser uma excelente fonte para estudos, é necessário uma reflexão crítica sobre o seu uso na pedagogia, afim de que não seja apenas mais uma novidade na educação, mas sim uma ferramenta na construção do conhecimento. A rede social Facebook, por exemplo, é atualmente considerada um fenômeno mundial por sua visibilidade, visitada por milhões de usuários no mundo todo vem ganhando a preferência entre os usuários da Internet. A rede social representa uma nova forma de estabelecer relações, realizando várias tarefas como: divulgação de produtos, notícias, fatos, o compartilhamento de vídeos, textos, idéias, fotos, imagens e diversão por meio de seus aplicativos, etc. Esta rede apresenta ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas tornando-se um espaço inovador que contribui para que aconteçam interações, socializações e aprendizagem colaborativa em rede, por meio do diálogo e da construção coletiva de saberes entre os sujeitos.         Quase todos os alunos já estão familiarizados com as redes sociais, e a maioria deles é capaz de usar o site como uma forma de aprendizagem colaborativa. Usar o Facebook na sala de aula vai fazer com que os alunos prestem mais atenção, o professor pode lembrar os alunos de datas e eventos importantes, O Facebook, assim como as outras mídias sociais, é um recurso online muito conveniente, Postar links no grupo da sala de aula facilita a visualização dos estudantes e, conseqüentemente, o compartilhamento.
      Uma rede ou comunidade virtual de aprendizagem se delineia pela intencionalidade educativa que possui. Nesse contexto, é imprescindível a figura de um mediador (professor) com mais experiência para orientar e estimular a pesquisa e participação de todos. O uso pedagógico da internet precisa atender às expectativas dos alunos, às expectativas institucionais e sociais e às possibilidades concretas de cada professor.


Referências:

A importância das redes sociais para a educação. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/55197/a-importancia-das-redes-sociais-para-a-educacao.   Acesso em: 01/07/2016.

Educação e tecnologias: uso pedagógico da internet. Disponível em: http://educacao-e-tecnologias.blogspot.com.br/2010/09/uso-pedagogico-da-internet.html. Acesso em: 01/07/2016.

Por quê utilizar o facebook em sala de aula? Disponível em: http://canaldoensino.com.br/blog/ofacebook/em/saladeaula. Acesso em: 01/07/2016.

As tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar.  Disponível em:http://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/as-tecnologias-informacao-comunicacao-tics-no-contexto-escolar.htm acesso em: 03/07/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário