O progressivo desenvolvimento das tecnologias e da internet como ferramenta interativa deram vida ao que se conhece hoje como redes sociais virtuais. Muito se tem escrito sobre o surgimento, crescimento e desenvolvimento das redes sociais virtuais, mas pouco se fala quanto à sua utilidade na construção do conhecimento ou aprendizagem dos indivíduos no processo educacional. Atualmente, a percepção que se tem sobre as redes sociais é um tanto negativa, já que são apontadas, apenas como meios de distração, onde os estudantes estariam perdendo horas do seu dia, que poderiam estar sendo aproveitadas para estudar e aprender, navegando em páginas virtuais que não trazem nenhum valor à construção do conhecimento, diante disso, o professor tem fundamental importância no auxilio e apresentação das redes e comunidades como um meio de aprendizagem e interação entre os alunos em sala de aula e fora dela também; já que internet está presente no dia a dia dos estudantes de modo muito constante e seu uso serve como apoio às tarefas, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. De acordo com Valente (1999, p. 41):
[...] A implantação de novas idéias depende,
fundamentalmente, das ações do professor e dos alunos. Porém essas ações, para
serem efetivas, devem ser acompanhadas de uma maior autonomia para tomar
decisões, alterar o currículo, desenvolver propostas de trabalho em equipe e
usar novas tecnologias de informação [...].
Esta articulação é decisiva
para o bom êxito do ensino-aprendizagem. Apesar de a internet ser uma excelente
fonte para estudos, é necessário uma reflexão crítica sobre o seu uso na
pedagogia, afim de que não seja apenas mais uma novidade na educação, mas sim
uma ferramenta na construção do conhecimento. A rede social
Facebook, por exemplo, é atualmente considerada um fenômeno mundial por sua
visibilidade, visitada por milhões de usuários no mundo todo vem ganhando a
preferência entre os usuários da Internet. A rede social representa uma nova
forma de estabelecer relações, realizando várias tarefas como: divulgação de
produtos, notícias, fatos, o compartilhamento de vídeos, textos, idéias, fotos,
imagens e diversão por meio de seus aplicativos, etc. Esta rede apresenta
ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas tornando-se um espaço
inovador que contribui para que aconteçam interações, socializações e
aprendizagem colaborativa em rede, por meio do diálogo e da construção coletiva
de saberes entre os sujeitos. Quase
todos os alunos já estão familiarizados com as redes sociais, e a maioria deles
é capaz de usar o site como uma forma de aprendizagem colaborativa. Usar o
Facebook na sala de aula vai fazer com que os alunos
prestem mais atenção, o professor pode lembrar os alunos de
datas e eventos importantes, O Facebook, assim como as outras mídias sociais, é
um recurso online muito conveniente, Postar links no grupo da sala de aula
facilita a visualização dos estudantes e, conseqüentemente, o compartilhamento.
Uma rede ou comunidade virtual de aprendizagem se delineia
pela intencionalidade educativa que possui. Nesse contexto, é imprescindível a
figura de um mediador (professor) com mais experiência para orientar e
estimular a pesquisa e participação de todos. O uso pedagógico da internet
precisa atender às expectativas dos alunos, às expectativas institucionais e
sociais e às possibilidades concretas de cada professor.
Referências:
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